quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Windows Explorer

Olá galerinha,
hoje vou falar um pouquinho para vocês do Windows Explorer, um programa do Windows muito importante, responsável pela organização de pastas e arquivos do seu computador.
Para as pessoas organizadas como eu :) é uma beleza, para as não muito organizadas tão importante quanto ...

Windows Explorer: Software gerenciador de arquivos e pastas do Windows, responsável pela manipulação e organização de arquivos e pastas.

Para acessá-lo basta ir até o Botão Iniciar --> Todos os Programas --> Acessórios --> Windows Explorer.
Barra de Título: Barra que mostra o nome da unidade ou pasta selecionada
Barra de Menu: Barra que disponibiliza todas as opções do programas
Barra de Ferramentas Padrão: Barra formada pelos botões mais utilizados

Barra de Endereço: Permite Visualizar a pasta ou unidade selecionar, como também se pode selecionar a unidade ou pasta a ser visualizada através dela.
Árvore de Pastas: Mostra a ordem hierárquica das pastas
Painel de Conteúdo: Mostra o conteúdo da pasta ou unidade selecionada.

Criando Pastas
A função das pastas é armazenar os arquivos de maneira organizada.
Para criar uma nova pasta selecione a unidade onde a pasta deverá ser criada depois vá até o

Menu Arquivo --> Novo --> Pasta ou clique com o botão direito no Painel de conteúdo escolha a opção Novo à Pasta, digite o nome da pasta e pressione Enter para confirmar



Copiando arquivos
Faz uma cópia de seu arquivo ou pasta, enquanto o original permanece no mesmo lugar de origem sem sofrer nenhuma alteração.
Existem diversas maneiras de copiar arquivos de um lugar para o outro, veremos agora 4 maneiras de copiar arquivos. O primeiro passo é selecionar o arquivo, depois:
Menu Editar à Copiar
Pressionar CTRL+C
Clicar com o botão direito sobre o arquivo, opção Copiar
Clicar com o botão direito sobre o arquivo e arrastar até o local aonde a cópia será armazenada, depois escolher a opção Copiar aqui.
Depois desse procedimento o arquivo é levado para a Área de Transferência, onde fica aguardando ser colado (local aonde a cópia será armazenada)

Colando arquivos
Insere os arquivos de estão na área de transferência no local indicado
Assim como o recurso de Copiar existem diversas maneiras de colar um arquivo. Veremos 3 maneiras agora. O primeiro passo é selecionar a unidade ou pasta de destino (aonde você deseja inserir o item copiado)
Menu Editar à Colar
Pressionar CTRL+V
Clicar com o botão sobre a unidade ou pasta de origem, opção Colar

Recortando arquivos
Move os arquivos, ou seja, retira de uma unidade ou pasta e leva para outra.
Existem diversas maneiras de recortar arquivos de um lugar para o outro, veremos agora 4 maneiras de copiar arquivos. O primeiro passo é selecionar o arquivo, depois:
Menu Editar à Recortar
Pressionar CTRL+X
Clicar com o botão direito sobre o arquivo, opção Recortar
Clicar com o botão direito sobre o arquivo e arrastar até o local aonde a cópia será armazenada, depois escolher a opção Mover para cá.
Os arquivos recortados também vão para a área de transferência, portando para inseri-los no local desejado é só Colar, escolhendo uma maneira mostrada acima.

Observações

Clicar com o botão esquerdo e arrastar de uma unidade para outra ele cria uma cópia. Exemplo: clicar em uma arquivo da unidade (C:) e arrastar a unidade (E:)

Clicar com o botão esquerdo e arrastar arquivos que estão na mesma unidade o arquivo será movido.

Para selecionar vários arquivos simultaneamente pressione a tecla SHIFT, dessa maneira vários arquivos podem ser copiados de uma única vez.

Para selecionar vários arquivos alternadamente pressione a tecla CTRL, dessa maneira vários arquivos podem ser copiados de uma única vez.

Qualquer dúvida é só mandar mensagem !!!

Bjsssssssssssssssssss




terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Introdução ao Windows

Olá meus queridos curiosos,
estou postando agora o básico para quem ainda não tem nenhuma intimidade com o computador.
Primeira dica não tenha medo do computador lembre-se Ele não morde e nem bate.
O computador é uma máquina, lembre-se sempre você manda e ele obedece !!! O que você precisa é saber mandar e agora vou te dar algumas dicas ...

Assim que você liga o computador ele fará o processo de boot (é a inicialização do Sistema), após esse processo estar completo, surgirá a Área de Trabalho do seu sistema. Se o seu Sistema Operacional for o Windows aparecerá uma tela pra você como essa, chamada Área de Trabalho:

Veja agora a função de cada componente:

Área de Trabalho: Área exibida assim que o computador é ligado, é nela que todo o trabalho começa

Ícones: Maneira mais rápida de abrir uma janela, geralmente os itens mais importantes do computador.

Barra de Tarefas: Barra que indica os programas em execução

Botão Iniciar: Botão que permite acessar todos os programas do computador.

Área de Notificação: Área no qual se localiza o relógio e ícones de programas em execução.

Papel de Parede: Imagem que é exibida no fundo da tela

Selecionando Ícones

Para selecionar um ícone, basta um clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele. O ícone ficará com uma tonalidade diferente dos demais ícones, indicando que ele está selecionado.
Qual a diferença entre o botão esquerdo e direito do mouse?

Menu Rápido

Mostra as opções do item (Área de Trabalho, Pasta, Arquivo).
Para acessar um menu rápido basta clicar com o botão direito do mouse sobre o item que deseja ver as opções. A ilustração abaixo mostra o menu rápido da Área de Trabalho.
Para selecionar uma opção basta posicionar o ponteiro do mouse sobre ela, e dar um clique com o botão esquerdo do mouse.
Repare que ao lado das opções Organizar Ícones e Novo existe uma seta (à), essa seta indica que há mais opções, neste caso posicionamos o ponteiro do mouse sobre a primeira opção (exemplo Organizar Ícones) uma faixa azul a marcará (seleção) então é só mover o ponteiro para o lado e posicionar sobre a opção escolhida (exemplo Modificado em) para confirmar a escolha é só dar um clique com o botão esquerdo.

Trabalhando com Janelas

A tradução de Windows é janelas, logo esse sistema operacional trabalha com várias janelas.
Vamos conhecer agora os principais componentes de uma janela.

Redimensionando Janelas
Redimensionar janelas é personalizar o tamanho das janelas. Repare que em volta da janela existe uma borda. Posicionando o mouse sobre esta borda uma seta com ponta dupla surgirá, quando esta seta surgir é só clicar e arrastar, aumentando ou diminuindo o tamanho da janela.

Movendo janelas
Para mover uma janela, basta clicar sobre a barra de título e arrastar.


Qualquer dúvida, se comuniquem ... assim que possível responderei !!!
Bjssssssssssssssssssssssssssss










Ferramentas do Sistema (SO Windows)

Olá minhas queridas crianças,

estou colocando aqui a função das principais Ferramentas de Sistema do Sistema Operacional Windows.


Ferramentas do Sistema - São ferramentas que ajudam na manutenção do computador e dos programas instalados


Para acessá-lo basta acessar o Botão Iniciar --> Todos os Programas --> Acessórios --> Ferramentas do Sistema, e escolher a ferramenta.


Assistente para transferência de arquivos e configurações: Assistente que ajuda a transferir os arquivos e as configurações de um computador antigo para um novo computador. Podendo assim transferir configurações do Outlook Express, conexões Dial-Up, entre outros...


Backup: Prepara cópias de um dispositivo para outro dispositivo para que esses arquivos possam ser recuperados posteriormente, também restaura arquivos e configurações. Existem 5 tipos de backup são eles: Backup de cópia, Backup diário, Backup Diferencial, Backup Incremental, Backup Normal.


Central de Segurança: Ferramenta que auxilia no gerenciamento das configurações de segurança do Windows. Sendo os 3 principais componentes: Firewall, Atualizações Automáticas, Proteção contra vírus.


Desfragmentador de Disco: Ferramenta do Windows que serve para organizar os dados do HD, ele encontra pedaços de um mesmo arquivo e os organiza em bloco contínuo. E assim facilita a leitura dos dados, deixando o computador mais rápido.


Informações do Sistema: Ferramenta que exibe as informações do sistema, como exemplo: Nome do sistema, versão, componentes, configurações da Internet, entre outros.


Limpeza de Disco: Exclui arquivos temporários que ocupam espaço no HD desnecessário, exclui arquivos temporários da Internet, arquivos temporários do próprio sistema e de programas que são apagados do HD.


Mapa de Caracteres: Exibe o conjunto de caracteres existentes. Podendo ser utilizado para visualizar os caracteres disponíveis de uma determinada fonte


Restauração do Sistema: Remove qualquer mudança no sistema que foi feita desde a última vez que ele funcionou adequadamente. Não afetando arquivos pessoais.


Tarefas agendadas: Permite agendar tarefas que serão executadas pelo Windows. Como exemplo abrir determinado programa a cada vez que o computador for ligado.



Qualquer dúvida entrem e contato. Assim que possível responderei ...
Bjs