domingo, 15 de fevereiro de 2009

Trocando a cor dos olhos no PhotoShop

Abra a foto desejada, lembrando que para que o resultado seja satisfatório a foto deve estar com uma boa qualidade. Tipo se você tirou uma foto com o seu celular e ainda de corpo inteiro e quer trocar a cor olhos não vai rolar ...
Para que fique com um bom resultado você deve conseguir visualizar a “textura” dos olhos.
No meu caso utilizarei essa foto:

Após abrir a foto você deve selecionar toda a parte colorida do olho como mostra a figura abaixo:
Agora que toda a parte colorida está selecionada, devemos remover da seleção da menina dos olhos para que ela não fique colorida, pois esta “bolinha” é preta em qualquer cor de olho. Seja ele verde, azul, castanho ou preto.
Para que possamos remover da seleção, selecione a sua ferramenta de seleção preferida (Laço Magnético ou outra ferramenta qualquer), e clique sobre o botão Subtract from selection (Subtrair da selação) como mostra a figura abaixo:
Após clicar sobre esse botão você vai “selecionar” a menina dos olhos (parte preta do olho), como a opção marcada é Subtract from selection (Subtrair da selação), você estará removendo esse pedaço da seleção. Veja na figura abaixo:


Agora que somente o pedaço a ser colorido está selecionado podemos finalmente trocar a cor dos olhos.
Para isso basta acessar o Menu Image --> Adjustments --> Hue/Saturation (Menu Imagem --> Ajustes --> Matiz/Saturação)


Surgirá a seguinte janela:

Marque a opção Colorize (Colorir) encontrada no canto inferior direito, como mostra a figura acima.
Agora é só você controlar os controles deslizantes (setinhas)
A opção de Hue (Matiz) representa a variação da cor, a opção Saturation (Saturação) representa a intensidade da cor e a opção Lightness (luminosidade) representa a luz se ficará escuro ou muito claro.
Vale lembrar que todas as opções devem ser utilizadas com bom senso, senão vai ficar aparentando aquela montagem bem falsa ... Tentem deixar as cores na tonalidade real, nada muito vibrante ou muito escuro ou muito claro.
No meu caso, utilizei essa numeração:
Mas lembre-se: Não existe um valor padrão para os olhos ficarem na cor azul ou verde. Vai depender da tonalidade dos olhos selecionados

Não esqueçam de memoriza essa numeração ou anotá-la, para aplicá-la no outro olho, senão a pessoa terá cada olho de uma cor :P
Pressione CTRL+D (para retirar a seleção)







4 comentários:

  1. Pow maneiro!
    mas num tem como fazer os 2 olhos duma vez so naum ?

    ResponderExcluir
  2. muito legal,só q o meu nao da pra ir no hue/saturation :(

    ResponderExcluir
  3. Olha não entendi uma coisa, onde vou para fazer isso?????

    ResponderExcluir
  4. Bom o programa utilizado para fazer esse efeito é o PhotoShop da Adobe.
    Caso o seu PhotoShop esteja em Português vá até o Menu Imagem --> Ajustes --> Matiz e Saturação. Mas todas as versões do PhotoShop tem essa opção.
    Tem como fazer os dois olhos de uma vez sim, selecione o 1° olho e de 1 clique no botão AddtoSelecion (permite selecionar vários itens), selecione o 2° olho e faça o procedimento normal.

    ResponderExcluir